domingo, 5 de junho de 2011

Coexistência histórica com a Cidade Baixa

A Estação da Calçada é a principal edificação da estrada de ferro da Bahia, por estar localizada na capital, e por ser a mais importante estação de quase todas as ferrovias que viriam a ser construídas na Bahia. Mas a estação hoje sofre com o total descaso do poder publico, tanto da parte da prefeitura, quanto do governo federal, onde essas duas administrações não cuidam bem de um patrimônio histórico que é um exemplar monumento de arquitetura que representa o prédio da estação da calcada.

Em 1926, as tropas baianas que participaram da batalha em Catanduva,  regressaram de trem, e ainda  muito utilizada para o transporte de minério que chegava ate o porto de salvador mais foi desativada em meados dos anos 90.

Os trens nos dias atuais são utilizados para o transporte de passageiros do subúrbio ferroviário de acordo com a administração da estação, passam por ali cerca de 15 mil pessoas nos dias úteis, em sua maior parte, moradores da região e estudantes.

Como Salvador será uma das sedes da copa de 2014 a estação poderia passar por uma grande reforma de sua estrutura pra transformar em mais um ponto turístico da cidade passando toda sua historia e sua importância no crescimento da cidade e mostrando toda paisagem, que varia entre belas praias e simples moradias.

Jorge Ilmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário