domingo, 5 de junho de 2011

A Estação da Calçada no roteiro Turístico

Com a vinda da Copa do Mundo de 2014 para o Brasil, e a recente beatificação de Irmã Dulce, a cidade de Salvador precisa planejar-se para uma nova realidade. O apelo turístico, tão explorado pelos órgãos competentes, precisa dedicar-se a busca de alternativas para distribuir o contingente pela cidade. Nesse contexto, a estação de trens da calçada, pode ser apresentada como uma alternativa de atração turística.

Situada nas proximidades da região portuária, logo após a famosa feira de São Joaquim, a estação possui um enorme potencial de exploração turística. Próximo ao plano inclinado da calçada, acesso vertical para o multicultural bairro da liberdade. E, servindo de passagem para o inevitável ponto de visitação das obras sociais de Irmã Dulce, no largo de Roma.

Como um portal, a estação serve de acesso para o universo do subúrbio de Salvador. Ao longo da sua ferrovia, com visão privilegiada, um passeio de trem apresentaria uma nova visão da capital baiana. Com isso, bairros como plataforma e lobato apresentariam suas riquezas históricas. A culinária seria uma atração à parte, com diversos bares e restaurantes oferecendo o que a de melhor em termos de comida regional e frutos do mar.

Um projeto recente prevê a construção de um aeromóvel, que ligaria o bairro do comércio ao bairro da calçada. Essa iniciativa indica uma preocupação em ligar os dois pontos, que, para um projeto turístico envolvendo a estação da calçada, seria extremamente viável. Expectativa geral dos moradores e comerciantes da área, que veem a possibilidade da valorização de um dos pontos mais importantes da cidade.

Vinícius Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário